A Psicologia das Cores


A Escolha das cores certas para um empreendimento é a peça principal para o sucesso, mais importante até mesmo que o nome da sua marca, ou o símbolo que ela terá.
84,7% dos consumidores acham que a cor é o aspecto mais importante de um produto ou marca, muito mais importantes que outros fatores como som, odor ou textura.
Após alguns segundos em um estabelecimento ou observando um produto, o cliente aprova ou rejeita aquela oferta unicamente pelo aspecto visual, e inconscientemente o aspecto visual mais importante são as cores.
Obviamente sabemos que as cores predominantes em uma marca é o que levará ao reconhecimento dela, a combinação de cores escolhidas é o que nos fará lembrar com mais facilidade de certo produto. Anúncios coloridos são muito mais notados que anúncios em Preto & Branco, não é mesmo?
As cores escolhidas da forma certa melhorarão o entendimento e a forma que seu cliente capta sua mensagem.
As Cores têm um papel fundamental para a percepção que nós temos de tudo que nos rodeia.
Agora que sabemos a importância das cores, veremos agora individualmente como cada uma delas nos transmite determinados sentimentos e emoções.
As cores são praticamente infinitas dada a quantidade de combinação que podem ser feitas entre elas, porém na Color Wheel, ou Roda de Cores, criada por Isaac Newton em 1666 elas são separadas primeiro em:


Cores Primárias: Vermelho, Amarelo e Azul




Cores Secundárias: Laranja, Verde e Roxo



Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas cores e então veremos como elas podem ser empregadas na nossa Logo ou Layout.


Vermelho: É a cor mais quente de todas, ela estimula a energia podendo aumentar a pressão sanguínea, respiração, as batidas do coração e o pulso.
É uma cor muito usada em restaurantes e promoções. Visto que ela tem o poder de aumentar o apetite e atrais compradores compulsivos.

Amarelo: É a cor mais energizante entre as cores quentes, estimula a felicidade e o bem estar. Torna as pessoas mais falantes e ajuda a desenvolver a concentração e o intelecto.
É muito utilizada para prender a atenção das pessoas em determinado material publicitário ou vitrine. Geralmente utilizada para sinalizar, visto que é uma cor que atrai a atenção do espectador.

Azul: Representa Calma, Segurança e Companheirismo. Estimula a Criatividade e coisas relacionadas a Espiritualidade.
Geralmente utilizada em Marcas Corporativas e Institucionais, visto que é uma cor que transmite Respeito e Confiança, diminui o apetite e aumenta a produtividade.
Muito associada também com água e paz.

Laranja: Entrando agora nas cores secundária temos aqui no Laranja uma cor equilibrada, nessa cor nós temos uma mistura das sensações encontradas no Vermelho e no Amarelo, sendo que com equilíbrio.
Essa cor é vibrante e cheia e energia, e ao mesmo tempo amigável e convidativa.
É muito utilizada para chamar atenção, como mensagens com ‘Compre Agora!’ ou então ‘Acesso Imediato!”
Essa é a cor preferida dos compradores compulsivos, já que transmite a urgência de comprar o produto, e ainda assim continua confortável por fazer isso.


Verde: É uma cor jovem que está diretamente ligada a Saúde e Tranquilidade. Representa o Crescimento, a Força Vital e a Natureza, tem um poder calmante e alivia o Stress.
Muitas marcas utilizam essa cor afim de trazer relaxamento para seu cliente, denota a sensação que o produto é natural e saudável ou para promover alguma situação Ambiental.


Roxo: É a cor que representa o Luxo, A Riqueza, A Nobreza.
O Roxo combinado a estabilidade do Azul e a Energia do Vermelho, trazendo a sensação de Jovialidade e Mudança.
É uma cor diretamente ligada com a espiritualidade e o mistério.
Frequentemente é uma cor utilizada em Produtos de Beleza, marcas relacionadas a Organização e Criatividade.


Sabendo um pouco sobre a Psicologia das Cores Primárias e Secundárias podemos ter uma base para escolher as cores corporativas de uma Marca.
Esse é o ponto principal para atingir o público alvo sabendo qual sensação queremos transmitir.


Veremos agora a Logo de algumas empresas afim de identificar o que estavam tentando transmitir quando utilizaram determinadas cores em seu logotipo:

Zap Imóveis:  É um portal on-line que tem como objetivo facilitar a vida de quem busca um imóvel, as cores escolhidas para compor a logo foi o Azul e Laranja. Cores complementares na Roda de Cores que trazem as sensações perfeitas para quem busca um imóvel. O Laranja da marca trás a sensação de alerta e estimula o desejo pela aquisição do imóvel, já o azul trás a sensação de Segurança e Confiabilidade necessárias para alugar ou comprar seu imóvel. Muitas imobiliárias utilizam essas cores corporativas visto que é a combinação perfeita de sensações que o cliente precisa ter nesse segmento.





Burger King: Quando o assunto é Psicologia de Cores as redes de fast food sempre são lembradas, aqui a escolhida foi o Burger King, que tem como suas cores institucionais na logo o Vermelho, Amarelo e Azul.
O Vermelho trás a sensação de urgência por saciar um desejo, como acelera metabolismo faz o cliente consumir e ir embora rápido. O Amarelo deixa o cliente alegre e confortável com o ambiente, o que gera um ambiente familiar ao fast food. O Azul transmite o respeito necessário para mostrar que podemos confiar em seus alimentos.







Padrão Enfermagem: Nessa Logo foi utilizada duas cores excelentes para o segmento do Ensino da Saúde, para quem ensina como cuidar de outras pessoas o Verde e o Cinza são escolhas perfeitas. O Cinza que não falamos ainda nesse artigo é uma mistura de duas cores, o preto e o branco, combinando assim suas sensações que respectivamente são a seriedade e a limpeza, amenizando um ao outro havendo assim um equilíbrio entre ambas as sensações. Na logo também trás o verde que é uma cor jovem que alivia o stress e tranquiliza, e ainda é uma cor diretamente ligada com a Saúde.






Sendo assim sabemos que a escolha das cores em um projeto é um ponto crucial que decidirá se sua marca terá ou não sucesso.
Em um projeto é sempre necessário estudar a fundo qual é o público alvo, conhecer o seu cliente e entrar em seu subconsciente afim de descobrir como chegar até ele.
Entretanto existem diversas formas de combinar cores, e lembre-se que ao combinar cores você está também combinando sensações. Fique atendo em como seu projeto será recebido pelo seu espectador.
Falaremos mais sobre isso em um próximo artigo!



Texto: Hugo Couto Neves

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