Invista em Marketing e Design! Pequenos Investimentos, Grandes Retornos




Em um mundo globalizado, o marketing e suas ramificações ficam cada vez tendo um papel mais importante para aqueles que querem empreender ou continuar com sua empresa na atual crise, em eras passadas o mundo das vendas e do comércio era muito diferente, as pessoas compravam por necessidade, agora as pessoas compram por impulso, desejo, artigos e serviços que proporcionam bem-estar sem se importar com o valor. Consumidores com Baixa Renda usam linhas de crédito para realizar seus desejos, Consumidores com Classe Média e Alta pagam à vista afim de conseguir algum desconto, Sendo assim todos são nosso público alvo visto que o poder de compra tem aumentado, estando então em um mundo globalizado e tão concorrido estamos na hora de agregar um pouco de Marketing para ter um diferencial no momento em que os consumidores vão tomar uma decisão do que pode ser o melhor para eles. A imagem no mundo de hoje é tudo!

O primeiro passo para começar a difundir e fazer propaganda de seu negócio é a criação de uma logo, mais conhecida como logomarca, é o mais importante, na ordem de importância, é a cara de seu negócio. A qual vai acompanhada de algumas cores que são escolhidas de acordo com segmento e o público alvo, também tem um simbolo ou tipografia, o conjunto desses elementos é o que denominamos logo, as pessoas podem não lembrar do nome de seu negócio, mas com certeza vão lembrar  de suas cores e a forma em que eles são usados, podem  lembrar do símbolo ou da tipografia da logo, este tipo de comportamento vem do subconsciente, sendo que tem pessoas que lembram mais fácil de um nome, tem outras que conseguem lembrar com mais facilidade de uma cor ou de uma forma geométrica, a ideia é bombardear nosso público por vários meios, mediante cores, tipografia, nome ou uma figura.
Já sabemos então a importância de ter uma Logo, e que sem ela seu negócio transmitirá pouca seriedade e respeito, agora vamos ver quais são os tipos de logo possíveis e veja qual modelo se enquadra mais a sua realidade e desejo:
LetterMark: Esse formato apresenta somente tipografia, ou seja, letras. É o formato do qual destaca-se o nome da empresa. Quando o nome da empresa é grande, utiliza-se geralmente as iniciais, tornando-se fácil a memorização.  Um bom exemplo de uma LetterMark é o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) ou então a CNN (Cable News Network)


Símbolo ou Icone: Nesse modelo a empresa responsável pela criação deve ser cautelosa, pois é necessário que o público alvo para essa logo bata o olho e na hora se lembre do que se refere, já que a logo baseia-se somente em um Simbolo ou Icone não há nenhum nome escrito ali, então é necessário uma boa escolha de cores e formatos afim de não confundir o cliente.



WordMark: Esse formato de logo é muito importante quando a empresa tem um nome marcante no mercado, visto que o foco principal aqui é o nome da empresa escrito em uma Tipografia (Letra) única e desenvolvida especificamente para isso. Veja por exemplo a Coca-Cola que em qualquer parte é lembrada pelas letras em formato de onda entrelaçando entre si, ou a Disney que tem uma fonte única lembrada em todo mundo.



Combination Mark:  Esse é o formato mais popular, e tampouco é preciso explicar o porque, aqui o designer entrega dois pelo preço de um por assim dizer. Nessa Combinação de Marcas que é o que a tradução literal diz, vem uma Logo composta por um símbolo e uma tipografia, do qual capta o público que se identifica mais com um símbolo ou o público que se identifica mais com uma Tipografia. Também pode-se usá-los de forma separada quando a situação exigir.



Emblema: Por último e não menos importante vem o Emblema, nele nós encontramos diversos elementos combinados dentro de um mesmo ícone, ele é bem parecido com o modelo anterior, sendo que todos os Elementos se misturam, não podendo ser usado separado, nesse modelo é necessário ter bastante cuidado e fazer muitos testes de redução afim de não prejudicar a leitura e visibilidade dos elementos contidos na logo. Esse é um modelo muito utilizado por times de futebol, marcas de carro e cerveja.


As cores da logo são escolhidas conforme a psicologia das cores, muitas vezes também é feita sobre a proporção áurea, dos quais vamos a tratar em outro artigo.

Depois de feita a logo e escolhidas as cores institucionais da sua marca, segue a criação de artes para a papelaria e mídias sociais, a qual tem um papel mais que importante. Começando com o Cartão de Visita, ele é sua carta de apresentação, contendo os dados da sua empresa: Endereço, telefone, site, redes sociais, nome e função.
Panfleto, Flyer ou Folder é muito importante para divulgação dos seus serviços, podendo escolher dentre diversos modelos dependendo do objetivo do mesmo e capital disponibilizado para isso.
Os Papéis Timbrados são muito importantes na sua papelaria, ele transmitirá respeito quando você for passar aquele orçamento que lhe renderá ótimos retornos.


Tendo um ponto físico da sua marca é muito importante prezar pela boa Comunicação Visual, sinalizando para seu cliente por meio de AdesivosBannersPlacas de PVC e muitos outros materiais gráficos. Isso embelezará seu estabelecimento inserindo ali a sua Identidade Visual.
Enfim, sempre é hora de imprimir a sua Marca em toda parte, em todos os lugares, de toda forma possível para fixar a sua imagem na cabeça das pessoas de forma persistente.
Devemos sempre aproveitar datas comemorativas e assuntos da atualidade para nos aproximar dos clientes afim de mostrar nossos produtos, sempre devemos perceber qual particularidade tem entre eles para que possamos ser aquilo que estava faltando para tornar a vida melhor.
O Objetivo é sempre focar em um público alvo para não desperdiçar tempo nem dinheiro, sabemos que essas dicas são a chave para o sucesso da empresa.
Seguindo essas dicas e muitas outras que vamos dar aqui nesse blog você conseguirá com muito esforço conseguir alavancar sua empresa com sucesso, muito esforço, por que nada é fácil. Um abraço e até a próxima!

Texto: Hugo Neves e Sebastian Correa

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