Definitivamente
a matemática é algo fascinante e está presente em muitos mais lugares do que
nós imaginamos.
Um exemplo
disso é a Proporção Áurea, ou com suas diversas nomenclaturas: Número de Ouro,
Número Áureo, Secção de Ouro ou Proporção de ouro. A Proporção Áurea é uma
Constante Real Algébrica Irracional encontrada quando dividimos uma reta em
duas partes, sendo que a parte maior divida pela menor resulta no Número de
Ouro que é 1,6180339887... ou
arredondando 1,618.
A Primeira Vez que foi utilizada a Proporção Áurea
Acredita-se que essa é a fórmula da Beleza Perfeita mundialmente aceita, por isso a importância dela e o porquê muitos Designers a empregam em suas criações.
Acredita-se que essa é a fórmula da Beleza Perfeita mundialmente aceita, por isso a importância dela e o porquê muitos Designers a empregam em suas criações.
Veja que o
resultado dessa equação é a letra grega ϕ (Phi) que recebeu esse nome em homenagem
ao escultor Phideas, que teria utilizado essa Regra de Ouro pela primeira vez
na história em sua consagrada obra, o Parthenon. O Número de Ouro também muitas
vezes é chamado de Razão de Phideas.
Desde o início
dos tempos a Proporção Áurea é encontrada em diversos pontos: Como em formas
geométricas, Obras de Arte, Arquitetura, Música e até mesmo na natureza podendo
ser observada em Carapaças de Animais, Flores, Folhas e no Corpo Humano.
Para ilustrar
melhor esse assunto um tanto complexo vamos assistir a um vídeo da Disney em
que o Pato Donald mostra de forma lúdica como funciona a Proporção Áurea, e em
seguida veremos diversos exemplos onde ela é empregada.
A Sequência de Fibonacci
Recorde-se das palavras de Pitágoras “Tudo está organizado segundo os números e as fórmulas da matemática.” Existe matemática em absolutamente tudo, e como foram os gregos que a inventaram, as regras são sempre as mesmas.
Recorde-se das palavras de Pitágoras “Tudo está organizado segundo os números e as fórmulas da matemática.” Existe matemática em absolutamente tudo, e como foram os gregos que a inventaram, as regras são sempre as mesmas.
Phideas não era
único a utilizar a Proporção Áurea, a mais de 2 mil anos atrás o Matemático
Euclides foi o primeiro a falar abertamente sobre ela em sua obra “Os
Elementos” e depois no começo do século 13, Leonardo Fibonacci projetou uma
sequência de números que hoje conhecemos como a sequência de Fibonacci, os
números vão crescendo gradativamente sendo que um número multiplicado por
aproximadamente 1,618 resulta no número seguinte, conforme os números vão
ficando maiores o Número de Ouro se torna cada mais exato.
Observe a
representação:
Quando esses
número são aplicado em uma forma geométrica é o chamado Retângulo de Ouro, que
é aqui que a Proporção Áurea começa a fazer mais sentido, visto que esse
Retângulo de Ouro juntamente com a Espiral de Ouro é a forma aplicada da Proporção
Áurea em Obras de Arte e Arquitetura, visto que essa é a forma geométrica
visualmente mais agradável, os retângulos decrescem seu tamanho sendo que sua
largura dividida por 1,618 é igual a sua altura, e o retângulo seguinte é 1,618
menor que o primeiro, e assim por diante, seguindo infinitamente uma sequência
de Retângulos de Ouro cada vez menores, formando assim a Espiral de Ouro.
Observe:
O Manual de Utilização da Regra de Ouro
No Século 16 um Monge Italiano chamado Luca Pacioli escreveu um livro que nós chamamos, por assim dizer, o manual de como empregar a Proporção Áurea, esse ‘manual’ chama-se “De Divina Proportione” que foi ilustrado por ninguém menos que o fabuloso artista Leonardo Da Vinci. Depois desses manuscritos a Proporção Áurea foi utilizada por diversos artistas que buscavam a perfeição e equilíbrio em suas obras.
No Século 16 um Monge Italiano chamado Luca Pacioli escreveu um livro que nós chamamos, por assim dizer, o manual de como empregar a Proporção Áurea, esse ‘manual’ chama-se “De Divina Proportione” que foi ilustrado por ninguém menos que o fabuloso artista Leonardo Da Vinci. Depois desses manuscritos a Proporção Áurea foi utilizada por diversos artistas que buscavam a perfeição e equilíbrio em suas obras.
Quem utiliza a Proporção Áurea?
Inclusive o próprio Leonardo da Vinci utilizou a Proporção de Ouro em suas obras, dentre essas estão a Mona Lisa, A Última Ceia e o Homem Vitruviano. Podemos citar também outros que brilhantemente executaram a Proporção em suas Obras, esses são: Botticelli que no quadro renascentista “O Nascimento da Vênus” retrata Afrodite com o corpo e expressões perfeitamente enquadrados na Regra de Ouro, também Salvador Dali em “O Sacramento da Última Ceia” trás as medidas do quadro de 270x167cm que a medida da largura divida pela altura nós encontramos o Número de Ouro (1,618) além dos diversos elementos encontrados na Proporção dentro do quadro. Michelangelo, Raphael, Rembrandt também utilizavam a Regra de Ouro em suas obras.
Porém o uso da
Divina Proporção não é somente para uso de artistas plásticos e arquitetos,
podem acreditar que nas partituras musicais também é possível trabalhar com o Número
Mágico, outro exemplo de artista que se utilizou desse método para atingir a
perfeição foi Ludwig Van Beethowen quando compôs a sua 5ª sinfonia, ou Béla
Bartók e Claude Debussy em suas diversas sonatas. No jazz também há músicos que
se utilizam da sequência de Fibonacci para definir os tempos que correrão o
ritmo.
Vimos aqui
nesse artigo que tudo é matemática, tudo é resultado de inúmeros números e
contas, e que o ser humano está constantemente em busca da perfeição e equilíbrio,
mas de onde a mente humana trouxe essa inspiração? De onde definiu que o número
representativo da perfeição é 1,618?
Isso é proveniente
de diversos estudos e observação, observação da natureza e do próprio corpo humano.
No próprio
corpo humano nós encontramos a Proporção Áurea quando dividimos a nossa altura
com a medida do chão até o umbigo, ou então quando medimos o nosso braço do
ombro até a ponta dos dedos e o cotovelo até a ponta dos dedos, ou o tamanho
dos ossos dos dedos, é fascinante como a matemática é capaz de explicar isso
com um número.
Nas Plantas e
Animais também encontramos diversas vezes, por mais que aproximadamente, a Espiral
de Ouro descoberta por Fibonacci, na carapaça de caramujos, ou calda de répteis,
nos galhos das árvores, em cristais e muitas outras coisas. Nós com certeza já nos
pegamos admirando certas obras da natureza, sem dúvida são obras de extrema
beleza da qual não há ser capaz de colocar defeito.
Essa é a
importância da Proporção Áurea, encontrar em uma obra o ponto comum da Perfeição
Irretocável, assim conseguiremos atingir todo o nosso público sem erro, utilizando-se
dessa Proporção conseguiremos ter uma margem de aprovação bem maior do público,
sendo você Designer, Artista Plástico, Arquiteto, Músico ou qualquer outro ramo
que possa seguir, a Proporção Áurea está em tudo, vale a pena utilizar dela
para ter todo o sucesso esperado, lembre-se que é uma estratégia utilizada a
mais de 3 mil anos, e desde lá todos tem se aperfeiçoado cada vez mais dentro dela
sem se desviar.
Dentro do
Design Gráfico que é o nosso foco nesse blog, nós podemos empregar a Proporção
Áurea não só em Criação de Logo, mas também em diversos outros Layouts, como
Cartões de Visita, Panfletos, Folders, e muito mais, basta ter criatividade, foco
e bastante pesquisa.
Texto: Hugo Neves
Excelente artigo! Nós somos parte das formas métricas da vida, nossos corpos trabalham em uma seqüência de espirais em equilíbrio, e nem todos se movem na mesma direção, isso também faz uma diferenciação, uma personalização.
ResponderExcluirGrande dica na hora de escolher nossa identidade visual equilibrada para obter os resultados esperados.
Exatamente! Tudo é feito com formas geométricas e matemática!
Excluirna real a proporção aurea é pura balela segundo pesquisas
ResponderExcluirQuais pesquisas?do Vaticano chamado NASA?
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