A Importância do Cartão de Visita













Nós como especialistas em marketing sabemos que a primeira impressão é a que fica, e que um cartão de visita no mundo dos negócios é como um lindo sorriso; é uma carta de apresentação perante nossos clientes; muitas pessoas não sabem mas aqui vai uma dica: um cartão de visita direcionado a seu público alvo como as cores certas e informações suficientes, pode ter um grande diferencial no momento em que um cliente de preferência a uma opção entre várias que pode ter.

Cartão de Visita se traduz em diferencial, o fato de você conquistar seu cliente de uma forma subconsciente que gere confiança e antes de tudo muita seriedade. Os serviços gráficos viraram parte fundamental para atrair nossos clientes. Se você é das pessoas que acham que gastar em impressos ou em qualquer tipo de Marketing ou Comunicação Visual não faz diferença, você vai trazer esse mesmo tipo de cliente, pessoas e empresas que não gostam de gastar com nada.


O mundo dos negócios mudou muito na última década, cada vez devemos ser mais competitivos perante os mercados que crescem e crescem, assim como os concorrentes; se você quer surgir ou simplesmente não desaparecer escolha qual o Cartão de Visita que mais se enquadra a sua necessidade.










Existem infinitos modelos de Cartões de Visita para todos os gostos e bolsos, você tem a função de escolher o que é melhor para você, muitas vezes ao criar uma Identidade Visual, é estipulado pela empresa responsável pelo design qual o material será impresso o cartão, qual o tamanho, cor, acabamento, entre muitas outras particularidades, nesse artigo nós vamos desvendar quais são os modelos de cartão existentes e quais são o acabamento mais comuns no Padrão Gráfico.

O mais comum é o Cartão de Visita com Verniz Total na Frente, ele geralmente é impresso em Couchè 250g, um papel resistente e com ótimo custo benefício, ele tem esse verniz total, que é um leve brilho sobre toda a superfície do papel, visto que é aplicado uma resina para secagem da tinta após a impressão, esse é o modelo de Cartão mais usado quando se possui uma loja e há grande fluxo de pessoas, é o chamado Cartão de Guerra, pois ele é por assim dizer barato e atende a necessidade.

Ainda dentro desse modelo nós podemos ainda decidir se o cartão vai ser com impressão só na frente, frente e verso colorido, com frente colorida e o verso preto e branco, esse modelo com o verso preto e branco é muito usado para Cartão de Fidelidade.

A imaginação pode voar com a infinidade de Cartões de Visita possíveis, com diversos acabamentos especiais que deixarão seu cartão uma peça única, digna de você e sua profissão.

Vamos ver alguns tipos de acabamentos que pode ter seu Cartão de Visita:


Laminação Fosca e Verniz Localizado: Esses são os acabamentos mais populares dentre os Cartões de Visita, muitas pessoas escolhem esses acabamentos afim de agregar status ao seu Cartão de Visita, visto que com essa combinação de Laminação Fosca e Verniz Localizado é possível escolher partes do Cartão que ficarão com destaque, fica bonito e tem bastante aceitação entre todos os públicos.

A Laminação Fosca é uma película plástica que deixa o papel um pouco emborrachado, ficando mais encorpado e mais resistente a água, deixando o cartão com um acabamento elegante e fosco.
O Verniz Localizado ou UV Localizado, tem o papel de dar mais sofisticação ao cartão, deixando ele mais moderno podendo definir brilho que em algumas partes pré definidas.





Hot Stamping: O Cartão de Visita com Hot Stamping é a melhor forma de atingir um efeito Dourado, Prata ou Cores Metalizadas para a arte. Ele entrega luxo e beleza, dando status visto que as cores metalizadas lembram muito riqueza. Esse acabamento em Hot Stamping muitas vezes é usado em Convites de Casamento, Bodas e Aniversários de 15 Anos. Empregando esse acabamento nos cartões de visita pode-se fazer muito e trazer requinte a marca. O Hot Stamping é uma película plástica com tom metálico que é vendida de diversas cores, é cortado a laser no formato que você quiser, com riqueza de detalhes e aplicado com calor sobre a Laminação Fosca no Cartão de Visita.



Cartão de Visita Metalizado: Nesse caso o responsável pelo tom do Cartão de Visita Metalizado é o papel que naturalmente tem uma película plástica metalizada em um dos lados, podendo-se imprimir sobre essa película e estipular com tinta branca quais são as áreas que não vão ficar com tom metalizado. É muito interessante brincar com esse papel visto que toda a cor que se mistura com o tom metalizado natural tende a ficar metalizado, podendo até mesmo conseguir um tom dourado, ou rosa metalizado, azul metálico e entre outros, como disse anteriormente, é o que a sua imaginação decidir.





Falamos aqui sobre os modelos mais populares de Cartão de Visita, mas saiba que a beleza do seu Cartão não vai depender somente de um bom acabamento, mas sim de como a arte foi trabalhada e o casamento que os acabamentos fazem.
Lembre-se também que sempre podemos cortar nossos cartões como desejar, aqui na America Latina o formato padrão dos cartões é de 9x5 centímetros, sendo que nós possuímos na gráficas várias artimanhas para que o cartão fique do seu jeito. Claro que no formato padrão fica mais barato, mas é possível se ajustar dentro desse tamanho com outros acabamentos que são o Refile e o Corte Especial.

O Refile permite que você faça um corte para que o cartão fique menor que o tamanho padrão, por exemplo, o tamanho padrão do Cartão de Visita é de 9x5 centímetros, mas você quer um cartão de 7x5 centímetros, você pede então que faça um Refile, assim o cartão fica do tamanho desejado.
Você pode ter um cartão no tamanho 3x9 centímetros, ou 3x8 centímetros. Basta solicitar o Refile como acabamento extra.

O Corte Especial permite que você deixe seu cartão de qualquer formato, pode ser ele redondo, ou em formato de estrela, ou até mesmo no formato da sua logo! Nesse acabamento é desenvolvida uma Faca de Corte a Laser especialmente para você, e assim seu cartão fica em um formato único.


Enfim, muitas vezes o Corte Especial Personalizado fica um pouco salgado no preço, mas sempre vale consultar a gráfica e saber quais são as facas especiais padrão que trabalham, muitas vezes é possível fazer o cartão com Cantos Arredondados, ou em até mesmo em formato de Folha por um valor bem razoável.

Espero ter ajudado você nessa busca pelo tão sonhado Cartão de Visita. Até o próximo artigo.




Texto: Hugo Neves e Sebastian Correa












Comentários