O que é Proporção Áurea e para que serve?


Definitivamente a matemática é algo fascinante e está presente em muitos mais lugares do que nós imaginamos.

Um exemplo disso é a Proporção Áurea, ou com suas diversas nomenclaturas: Número de Ouro, Número Áureo, Secção de Ouro ou Proporção de ouro. A Proporção Áurea é uma Constante Real Algébrica Irracional encontrada quando dividimos uma reta em duas partes, sendo que a parte maior divida pela menor resulta no Número de Ouro que é 1,6180339887... ou arredondando 1,618.


A Primeira Vez que foi utilizada a Proporção Áurea

Acredita-se que essa é a fórmula da Beleza Perfeita mundialmente aceita, por isso a importância dela e o porquê muitos Designers a empregam em suas criações.
Veja que o resultado dessa equação é a letra grega ϕ (Phi) que recebeu esse nome em homenagem ao escultor Phideas, que teria utilizado essa Regra de Ouro pela primeira vez na história em sua consagrada obra, o Parthenon. O Número de Ouro também muitas vezes é chamado de Razão de Phideas.


Desde o início dos tempos a Proporção Áurea é encontrada em diversos pontos: Como em formas geométricas, Obras de Arte, Arquitetura, Música e até mesmo na natureza podendo ser observada em Carapaças de Animais, Flores, Folhas e no Corpo Humano.
Para ilustrar melhor esse assunto um tanto complexo vamos assistir a um vídeo da Disney em que o Pato Donald mostra de forma lúdica como funciona a Proporção Áurea, e em seguida veremos diversos exemplos onde ela é empregada.



A Sequência de Fibonacci

Recorde-se das palavras de Pitágoras “Tudo está organizado segundo os números e as fórmulas da matemática.” Existe matemática em absolutamente tudo, e como foram os gregos que a inventaram, as regras são sempre as mesmas.
Phideas não era único a utilizar a Proporção Áurea, a mais de 2 mil anos atrás o Matemático Euclides foi o primeiro a falar abertamente sobre ela em sua obra “Os Elementos” e depois no começo do século 13, Leonardo Fibonacci projetou uma sequência de números que hoje conhecemos como a sequência de Fibonacci, os números vão crescendo gradativamente sendo que um número multiplicado por aproximadamente 1,618 resulta no número seguinte, conforme os números vão ficando maiores o Número de Ouro se torna cada mais exato.

Observe a representação:

Quando esses número são aplicado em uma forma geométrica é o chamado Retângulo de Ouro, que é aqui que a Proporção Áurea começa a fazer mais sentido, visto que esse Retângulo de Ouro juntamente com a Espiral de Ouro é a forma aplicada da Proporção Áurea em Obras de Arte e Arquitetura, visto que essa é a forma geométrica visualmente mais agradável, os retângulos decrescem seu tamanho sendo que sua largura dividida por 1,618 é igual a sua altura, e o retângulo seguinte é 1,618 menor que o primeiro, e assim por diante, seguindo infinitamente uma sequência de Retângulos de Ouro cada vez menores, formando assim a Espiral de Ouro.

Observe:

O Manual de Utilização da Regra de Ouro

No Século 16 um Monge Italiano chamado Luca Pacioli escreveu um livro que nós chamamos, por assim dizer, o manual de como empregar a Proporção Áurea, esse ‘manual’ chama-se “De Divina Proportione” que foi ilustrado por ninguém menos que o fabuloso artista Leonardo Da Vinci. Depois desses manuscritos a Proporção Áurea foi utilizada por diversos artistas que buscavam a perfeição e equilíbrio em suas obras.



Quem utiliza a Proporção Áurea?

Inclusive o próprio Leonardo da Vinci utilizou a Proporção de Ouro em suas obras, dentre essas estão a Mona Lisa, A Última Ceia e o Homem Vitruviano. Podemos citar também outros que brilhantemente executaram a Proporção em suas Obras, esses são: Botticelli que no quadro renascentista “O Nascimento da Vênus” retrata Afrodite com o corpo e expressões perfeitamente enquadrados na Regra de Ouro, também Salvador Dali em “O Sacramento da Última Ceia” trás as medidas do quadro de 270x167cm que a medida da largura divida pela altura nós encontramos o Número de Ouro (1,618) além dos diversos elementos encontrados na Proporção dentro do quadro. Michelangelo, Raphael, Rembrandt também utilizavam a Regra de Ouro em suas obras.




Porém o uso da Divina Proporção não é somente para uso de artistas plásticos e arquitetos, podem acreditar que nas partituras musicais também é possível trabalhar com o Número Mágico, outro exemplo de artista que se utilizou desse método para atingir a perfeição foi Ludwig Van Beethowen quando compôs a sua 5ª sinfonia, ou Béla Bartók e Claude Debussy em suas diversas sonatas. No jazz também há músicos que se utilizam da sequência de Fibonacci para definir os tempos que correrão o ritmo.
Vimos aqui nesse artigo que tudo é matemática, tudo é resultado de inúmeros números e contas, e que o ser humano está constantemente em busca da perfeição e equilíbrio, mas de onde a mente humana trouxe essa inspiração? De onde definiu que o número representativo da perfeição é 1,618?
Isso é proveniente de diversos estudos e observação, observação da natureza e do próprio corpo humano.
No próprio corpo humano nós encontramos a Proporção Áurea quando dividimos a nossa altura com a medida do chão até o umbigo, ou então quando medimos o nosso braço do ombro até a ponta dos dedos e o cotovelo até a ponta dos dedos, ou o tamanho dos ossos dos dedos, é fascinante como a matemática é capaz de explicar isso com um número.


Nas Plantas e Animais também encontramos diversas vezes, por mais que aproximadamente, a Espiral de Ouro descoberta por Fibonacci, na carapaça de caramujos, ou calda de répteis, nos galhos das árvores, em cristais e muitas outras coisas. Nós com certeza já nos pegamos admirando certas obras da natureza, sem dúvida são obras de extrema beleza da qual não há ser capaz de colocar defeito.
Essa é a importância da Proporção Áurea, encontrar em uma obra o ponto comum da Perfeição Irretocável, assim conseguiremos atingir todo o nosso público sem erro, utilizando-se dessa Proporção conseguiremos ter uma margem de aprovação bem maior do público, sendo você Designer, Artista Plástico, Arquiteto, Músico ou qualquer outro ramo que possa seguir, a Proporção Áurea está em tudo, vale a pena utilizar dela para ter todo o sucesso esperado, lembre-se que é uma estratégia utilizada a mais de 3 mil anos, e desde lá todos tem se aperfeiçoado cada vez mais dentro dela sem se desviar.

Dentro do Design Gráfico que é o nosso foco nesse blog, nós podemos empregar a Proporção Áurea não só em Criação de Logo, mas também em diversos outros Layouts, como Cartões de Visita, Panfletos, Folders, e muito mais, basta ter criatividade, foco e bastante pesquisa.

Texto: Hugo Neves


Comentários

  1. Excelente artigo! Nós somos parte das formas métricas da vida, nossos corpos trabalham em uma seqüência de espirais em equilíbrio, e nem todos se movem na mesma direção, isso também faz uma diferenciação, uma personalização.

    Grande dica na hora de escolher nossa identidade visual equilibrada para obter os resultados esperados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tudo é feito com formas geométricas e matemática!

      Excluir
  2. na real a proporção aurea é pura balela segundo pesquisas

    ResponderExcluir

Postar um comentário